terça-feira, 4 de novembro de 2014

TESTE B

| | 0 comentários

- Os vencedores do GABF

Como adiantei na semana passada aconteceu o Great American Beer Festival e no sábado eles liberaram a lista de cervejas medalhistas desse ano, como sempre algumas novidades e algumas poucas conhecidas, como a Founders Porter (que ainda pode ser achada no Brasil), que levou  medalha de prata ou a Green Flash Le Freak, que ganhou um bronze.
vencedoras-gabf-2014
O Beervana repercutiu que 5 estados levaram metade das medalhas, são eles California, Colorado, Oregon, Texas e Pensilvânia.

- O retorno de raridades do concurso Mestre Cervejeiro

Muitos já ouviram falar em São Sebá e Dama do Lago, cervejas vencedoras do concurso mestre cervejeiro provido pela Eisenbahn.
A grande surpresa do sábado aconteceu quando o Leandro Besada (conhecido pelo seu instagram @besadabeer) tirou uma foto do kit em um supermercado em São Paulo e a imagem se espalhou pela internet (o que gerou até uma certa confusão).
mestre-cervejeiro-kit-eisenbahn

As três cervejas antigas, além da citada há a Joinville Porter, estão fora das prateleiras há muitos anos e uma geração de apreciadores das artesanais nunca teve a oportunidade de experimentar (me incluo).
Chamou atenção o fato de que a Brasil Kirin, detentora da marca entre outras, tão afeita a super eventos para qualquer lançamento, não fez uma festa de honra para seu ação mais relevante nos últimos anos.
Por enquanto, a caixa está a venda somente em supermercados, no estado de São Paulo, há possibilidade dela ser comercializada no site da Eisenbahn.
Update: O Fabrício Santos aka FullPintBR contou no Facebook que o lançamento do kit deverá acontecer no dia 14 de outubro, na mesma festa onde o  nome do vencedor da edição 2014 do concurso Mestre Cervejeiro será divulgado.
A foto é do Daniel Calasans, do Birrinhas.

- Mikkeller para o Brasil

Foram divulgadas as artes da série Brewed for Brazil da Mikkeller.
mikkeller-brewed-for-brazil

A série foi anunciada em junho, quando disseram que seriam seis estilos (IPA e Witbier entre eles) feitos em grandes quantidades, que proporcionariam uma garrafa que custasse em torno de 20 reais (mais informações aqui).

- Mini vertical

Momento ostentação: No último fim de semana tive a oportunidade de experimentar as tão faladas KBS da Founders. Trata-se de uma versão da ótima Breakfast Stout envelhecida em barril de carvalho que já abrigou bourbon.
Com alguns amigos, consegui quatro garrafas dos anos 2011 a 2014. Tomei apenas as duas mais recentes.
Na versão 2014, o lado apimentado da Breakfast Stout aparece com força enquanto o barril é tímido. Na de 2013, a coisa melhora com a atenuação da pimenta, o que deixa a cerveja mais elegante.
Veredito? Esperava mais, trata-se de uma ótima cerveja, mas ela empalidece se comparada com a maior referência na forma da Bourbon County Brand Stout.
Outra questão interessante é a dificuldade de confirmar o ano de engarrafamento da KBS, há uma marca no gargalo, mas ela sai facilmente e geralmente só é vista com a garrafa vazia. Confirmei a 2014 assim.
Já a 2013 é apenas uma suposição, pois há certas mudanças na diagramação do rótulo (olhe no texto acima do código de barras) e também foi mudado o rótulo de “Stout” para “Flavoured Stout”, as outras garrafas que tenho tem grafada somente a primeira opção.

- Boas Leituras

- HarmonizaSOM

Música clássica do Pet Shop Boys (que toca em Cuiabá esse mês) com cerveja Clássica (por enquanto só no nome), a ótima versão tropical da saison Classic da Stillwater. A manga não aparece (não vejo isso realmente como um problema) e o lúpulo é bem assertivo.

- Cerva da Semana

Mais ostentação, tive oportunidade e experimentar a Double DBA, de 2012. Uma american strong ale com lúpulo potente (mas atenuado no ponto) que faz jus ao strong no nome. Vale lembrar que ela saiu de linha, a DBA ainda existe. Dizem as lendas que serve muito bem para cozinhar com carne de panela…

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitter Facebook Dribbble Tumblr Last FM Flickr Behance