terça-feira, 4 de novembro de 2014

TESTE A

| | 0 comentários

- O resultado de uma harmonização

Na semana passada, participei de um menu degustação harmonizado com cervejas especiais promovido pelo Dom Sebastião, com pratos de autoria do chef Fernando Mack e cervejas selecionadas pelo beer sommelier Elvio Resende.
degustacao-dom-sebastiao-01
Foi o primeiro evento desse tipo que fui e já quero saber quando é o próximo. Trata-se de uma experiência saborosa com um quê de desafio.
degustacao-dom-sebastiao-03-menu
Esse desafio surge do fato de que nem sempre o seu estilo preferido é o mais indicado para harmonizar com certos tipos de comida. Em casa e em restaurantes a la carte, minhas harmonizações sempre variam entre IPAs, APAs, uma porter aqui ou uma lager ali.
Com o menu definido, a hefeweizen veio com o brandade de bacalhau e uma cerveja que não costumo mais saborear se provou componente de um dos destaques da noite (e já foi logo para o meu Instagram).
A grande surpresa do menu foi a combinação da DeuS com uma brusqueta de mussarela de búfala, parma e geleia de framboesa. A DeuS é uma cerveja elegante e complexa que não faz nem um pouco o meu gosto, mas a combinação de sabores foi sublime.
degustacao-dom-sebastiao-02
Só me resta agradecer ao Dom Sebastião na pessoa do PV pela oportunidade e aconselhar que você participe de um evento no estilo quando puder.

- As bonecas russas da BrewDog

A BrewDog é a cervejaria mais carente de atenção da Escócia e sempre tem uma agenda de fatos para chamar atenção. Algumas dessas brewdogadas são interessantes, como a série IPA is Dead onde a receita base é a mesma, com mudança de um único ingrediente, o lúpulo. Há uma série parecida com foco em leveduras.
brewdog-russian-doll
A série Russian Doll tem os mesmos maltes, lúpulos e levedura, mudando apenas o estilo, teor alcoólico e IBU (esse ultimo dado eles fornecem mas não alardeiam). O estilo vai de uma pale ale até uma barleywine. A experiência é interessante, mas o jeito que eles dizem que a diferença é “só” o ABV pode confundir um pouco (o ideal seria apontar que a diferença é quantidade dos mesmos ingredientes).

- Crowdfunding e uma Wild West IPA

Me arrependo de não ter comprado a ultima edição do Social Beers.
Ao chegar na quarta edição, haverá mais uma prova de fogo para o projeto de crowdfunding cervejeiro. Depois de três cervejas colaborativas com cervejarias estrangeiras, a IPA Juan Caloto será uma cerveja de panela do Mestre Cervejeiro Victor Marinho que terá sua primeira versão em larga escala.

A cerveja será produzida na Blondine, em Itupeva-SP. Mais informações aqui.

- Boas Leituras

- HarmonizaSOM

O som dessa semana é por conta do EP Pausa de João Capdeville. A cerveja para acompanhar é a rauch Caldo de Bituca da Ogre Beer.

- Cerva da Semana

Essa semana tive a oportunidade de experimentar a Surly Darkness, mais uma daquelas cervejas na linha Dark Lord, que são lançadas e comercializadas em apenas um dia. Uma Russian Imperial Stout envelhecida em barril de carvalho muito interessante. Detalhe vai para o teor alcoolico relativamente baixo para o estilo, apenas “9.9″ ABV.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitter Facebook Dribbble Tumblr Last FM Flickr Behance